Espaço Mais Cultura

PROJETO ESPAÇO MAIS CULTURA

O Espaço Mais Cultura de Florianópolis/SC foi instituído pelo Termo de Cooperação nº 103/2012 quando da formulação da proposta de adesão do Município de Florianópolis ao projeto e em consonância com o plano apresentado ao Ministério das Cidades e ao Ministério da Cultura, compromissado através contrato nº 222.919-88/2007.

São instituições parceiras do Espaço: Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental; Fundação Cultural Franklin Cascaes; Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes; Procuradoria Geral do Município; Fundação Vidal Ramos; Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia - ACATE; Centro de Informática e Automação de SC – CIASC; Centro de Integração Empresa-Escola – CIEESC; Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina FEESC; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/ SC; Comitê Gestor do Projeto do Maciço do Morro da Cruz.

Tendo por finalidade assegurar o direito à participação das ações culturais que promovam, estimulem e fortaleçam prioritariamente os agentes culturais das comunidades que abrangem o Maciço do Morro da Cruz e demais áreas de interesse social. O Espaço Mais Cultura busca promover atividades e cursos voltados para o estudo e produção de tecnologia e entretenimento digital de forma a contribuir para o desenvolvimento da região e demais áreas de interesse social, favorecendo sua integração com a vida cultural do Município de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina.

Hoje a cidade de Florianópolis é um pólo tecnológico gerando uma grande demanda por profissionais no seguimento de computação gráfica, além de outras áreas que utilizam estes profissionais. Assim, há a necessidade de fomentar mão de obra neste segmento, por ser escassa e necessária.

Os projetos oferecidos pelo Espaço Mais Cultura foca na inclusão e baseia-se na efetiva aprendizagem das competências, habilidades e conhecimentos necessários para plena cidadania, sendo perceptível o interesse do publico alvo a ser atingido pelos cursos em questão.

Objetivos Específicos do Espaço Mais Cultura:

Oportunizar espaço de formação gratuita continuada;

Contribuir para o crescimento profissional, inclusão social e inserção no mercado de trabalho;

Desenvolver competências e habilidades para a organização de projetos de animação.

Perfil do público alvo:

Jovens, entre 14 (quatorze) e 24 (vinte) anos de idade, prioritariamente das comunidades da região do Maciço do Morro da Cruz.

Acompanhamento pedagógico:

Cabe ao Comitê gestor acompanhar as ações pedagógicas planejadas, elaborar relatório de frequência dos alunos e levantamento dos resultados obtidos por professores e cursistas.

Para o funcionamento do Espaço Mais Cultura será utilizada a estrutura física e administrativa da Fundação Vidal Ramos, com ocupação de quatro salas para instalar os equipamentos das oficinas de roteiro e desenho, produção, estúdio de áudio e sala de aula.

Cronograma de cursos:

1. Curso de: Informática básica

Objetivo: capacitar Profissional do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação que emprega recursos do Sistema Operacional Windows e dos principais aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos,elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e criação de bancos de dados, atuando com pró-atividade, responsabilidade e organização. Além disso, realiza pesquisa e navega na internet, utiliza correio eletrônico e aplica os princípios de segurança da informação. Atua em empresas de diferentes segmentos.

Introdução ao Sistema Operacional Windows

Criação e Formatação de Textos

Criação e Formatação de Planilhas Eletrônicas

Criação de Apresentação de Slides

Pesquisa e Comunicação Através da Internet

Introdução ao Banco de dados Access

Princípios de Segurança da Informação

Carga horária: 169 horas

1. Curso de: Web Desing Produção Cultural e Design

Objetivo: capacitar Profissional de Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando na computação gráfica, responsável pela criação, produção e publicação de sites estáticos com animações, compatíveis com os principais navegadores e plataformas com capacidade de mesclar o conhecimento das ferramentas Firework, Flash, e Dreamweaver. Interpreta tendências de mercado visando atender às expectativas do cliente, segundo técnicas e metodologias especificas respeitando os aspectos legais no exercício da função. Atua de forma

autônoma e/ou em empresas de diferentes segmentos.

Conteúdo Programático

Processo de Elaboração em Computação Gráfica

Interface do Site com Fireworks; Animação do Site com Flash; e Arquitetura e Edição do Site com Dreamweaver

Carga horária: 160 horas

1. Curso de: Computação Gráfica em Animação 3D

Objetivo:, Capacitação no seguimento de computação gráfica em animação 3D.

Histórico da Animação

Ferramentas em 3 DS Max

Produção de um curta metragem de 3 á 7

Carga horária: 312 horas

1. Oficinas de: Brinquedos Ópticos e Maquinas de Pré-Cinema

Objetivo: Introduzir os conceitos básicos do cinema de animação mostrando o funcionamento básico.

Carga horária: 06 horas

1. Oficinas de: Experimentação Visual e Técnicas de Animação

Objetivo: Introduzir os conceitos básicos de animação quadro a quadro a traves da manipulação de diferentes materiais.

Carga horária: 40 horas