Casa Brasil

O Projeto Casa Brasil trata de uma seleção pública de projetos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, representada pela Casa Civil da Presidência da República por intermédio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI e do Comitê Gestor do Projeto Casa Brasil, - CGPCB criado pelo decreto de 10 de março de 2005, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT por intermédio da Secretaria de Inclusão Social - SECIS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, que tornaram público um Edital e convocaram os interessados a apresentarem propostas, ocasião em que a Fundação Vidal Ramos apresentou interesse de participar do edital e foi aprovada.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento e universalização das tecnologias da informação e comunicação e a conseqüente inclusão social e digital, por meio de atividades de extensão inovadora, disseminação e transferência de tecnologia. A Casa Brasil é um espaço comunitário, que tem como finalidade funcionar como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, divulgação científica, ciência, cultura e lazer.

O Projeto Casa Brasil caracteriza-se por ser uma estrutura modular que contém:

Auditório:

Com capacidade de 100 (cem) lugares, totalmente equipado com recursos audiovisuais, climatizado, tendo como objetivo atender a demanda institucional e outras para desenvolvimento de eventos e outras atividades socioculturais. Para utilização deste espaço a instituição interessada deverá solicitar na secretária da Fundação conforme a disponibilidade da agenda e realizar a limpeza do mesmo.

Biblioteca Comunitária:

Dispomos de cerca de 8.000 (oito mil) volumes para servirem como fonte de pesquisas, realização de oficinas, consultas e leituras em geral, para atendimento dos projetos da instituição, além de ser um espaço cultural do qual a comunidade carece.

Rádio Comunitária:

Com o objetivo de estimula a produção de conteúdos para rádio livre, web rádio e outros tipos de transmissão pública de conteúdos em linguagem radiofônica, com programação montada livremente pelos programadores. Pretende oferecer oficinas de produção de conteúdo de áudio, comunicação comunitária, web rádio e podcasting.  Através deste módulo será incentivadaa produção de mídias abertas de interesse público, com cunho comunitário, educativo, informativo, cultural e artístico.

Estúdio Multimídia:

Espaço com equipamentos de vídeo, câmera fotográfica, mesa de som, além de ser um espaço cultural.

Destinado à criação, gravação e tratamento de conteúdos audiovisuais, produção e compartilhamento de conteúdos para Internet e programação com ferramentas e linguagens livres. É equipado com computadores, câmeras fotográfica e de vídeo digitais, gravador digital portátil, mesa de som, reprodutor de VHS e SVHS e microfones. As oficinas realizadas são:

* Gimp (editor de imagens);

* Fotografia;

* Construção de Blog;

* Exibição de vídeos infantis;

Laboratório de Montagem Manutenção:

Neste módulo desenvolvem-se atividades de montagem e manutenção de equipamentos de informática, possibilitando a exploração de microcomputadores e de seus componentes para desenvolver atividades que tratem de recondicionamento e reciclagem das máquinas, incluindo novos significados e usos para tecnologias. As oficinas realizadas são:

* Conhecendo o computador por dentro;

* Instalação de sistemas operacionais;

* Solucionando erros básicos;

Telecentro:

Espaço com 20 computadores conectados à Internet para atendimento de atividades livres e oficinas temáticas. O acesso à tecnologia mostra como é possível ajudar a resolver questões cotidianas da comunidade. São realizadas oficinas com duração de uma hora, duas vezes por semana, totalizando uma carga horária de oito horas cada oficina que atende, no máximo, 16 educandos, por oficina desenvolvida sendo que para o uso livre são disponibilizados as máquinas restantes e as que não possuírem usuário.  As oficinas realizadas são:

* Iniciação ao Uso do Computador;

* Editor de texto;